Outsourcing de TI
O que é Outsourcing de TI?
Terceirização ou outsourcing de TI implica em transferir parte ou toda função de TI para um fornecedor externo. Envolve recursos tecnológicos e humanos, externos a hierarquia da organização, para gerenciar toda ou parte da infraestrutura de TI.
É uma estratégia utilizada para reduzir as equipes internas ou para contar com parceiros e recursos especializados enquanto o time de casa atua em projetos de inovação mais ligados ao negócio da empresa, por exemplo.
Sabemos que para manter a operação de uma companhia, os serviços de tecnologia como sistemas, infraestrutura e telecomunicações precisam estar em pleno funcionamento. Além de oferecer a robustez e a velocidade de resposta exigidos por cada tipo de negócio.
Vantagens do Outsourcing
1. Redução de custos
Investir na terceirização da infraestrutura de TI ajuda a empresa a reduzir seus custos operacionais, principalmente aqueles relacionados a recrutamento, seleção e treinamento de talentos.
Além disso, a aquisição e a manutenção das máquinas e equipamentos e a atualização de softwares também demanda muito tempo do pessoal de TI.
2. Aumento da produtividade
Ao contratar uma empresa de TI, é possível concentrar os esforços no core business e em tarefas que realmente agregam valor ao negócio.
Isso faz com que a empresa potencialize a sua produtividade.
3. Otimização de tempo
Quando a empresa terceiriza os serviços de TI, as solicitações de suporte técnico interno são solucionadas de maneira mais ágil. Dessa forma, os colaboradores ficam menos tempo “improdutivos” esperando que o problema seja resolvido.
4. Acesso às novidades em Tecnologia da Informação
Com uma empresa responsável pelo departamento de TI, a contratante passa a ter acesso às mais recentes novidades e recursos relacionados a essa área. Assim, ganha-se em vantagem competitiva.
5. Segurança de dados
Ao terceirizar os serviços de TI, a empresa contratada deve oferecer o que há de melhor e mais atual no que se refere à segurança de dados.
Como é especializada no assunto, ela tem mais condições de encontrar as soluções mais adequadas para que as informações do seu negócio fiquem seguras.
6. Processos padronizados
Quando a terceirização de TI usa um fornecedor de qualidade, ele prestará contas com ajuda de relatórios gerados por softwares automatizados.
Normalmente isso reflete em processos padronizados e procedimentos baseados nas melhores práticas do setor.
7. Foco estratégico do time de TI
Ao terceirizar alguns serviços de TI em sua empresa, a equipe de tecnologia da informação poderá dedicar seu tempo a questões mais estratégicas.